Sol e Limas: Cuidado com as misturas!

Mesmo com seis anos de experiência como espectroscopista, a iluminar todo o tipo de matéria para ver o que acontece, continuo a aprender coisas. Hoje, por exemplo, aprendi no Twitter que é preciso ter cuidado com fazer cocktails ao Sol – especialmente se formos usar sumo de limão ou lima!

Uma carreira inteira a estudar a fotoquímica (a química que é iniciada por luz, radiação ou fotões, como lhes queiram chamar), e nunca tinha ouvido falar de fitofotodermatose. Até hoje, quando alguém no Twitter partilhou uma foto das suas mãos depois de andar a fazer margaritas (um cocktail que inclui sumo de lima) ao Sol. Tiên dizia no seu Tweet que inicialmente pensou que fosse apenas uma queimadura solar, mas com o passar dos dias a queimadura piorou e o médico diagnosticou um caso de fitofotodermatose. Fito, porque resulta de um composto químico presente em plantas, neste caso as limas. Foto, porque só acontece sob exposição a radiação, neste caso radiação ultravioleta. E dermatose, por ser uma condição de pele.

ffd
Tweet que me alertou para a fitofotodermatose. Há casos significativamente mais severos.

 

Fiquei imediatamente curiosa – o que raio há nas limas que provoque uma coisa destas? Descobri que são moléculas da família dos furanocoumarins, compostos orgânicos presentes em várias plantas; os que causam a fitofotodermatose são derivados do psolareno. Este composto químico absorve radiação com cerca de 300 nm de comprimento de onda, ou seja, na zona do espectro precisamente entre o UVB e UVA, ambos presentes na radiação solar. Quando o sumo de lima está ao Sol, estas moléculas (que estão no sumo) absorvem a radiação e ficam foto-excitadas, com demasiada energia acumulada que tem de ser dissipada para algum lado. No caso do psolareno, esta energia em excesso causa reacções químicas com o ADN das células da pele, de tal forma que a molécula de psolareno se insere na sequência molecular do ADN e destrói, assim, a informação genética que era codificada por essa sequência. Estes ataques ao ADN são letais para as células e conforme as células morrem a dermatose começa a manifestar-se: descoloração da pele e vermelhidão, escamas, comichão, dor, e até bolhas em casos mais severos. Mais que isso, estes defeitos no ADN são o que, eventualmente, pode levar ao cancro da pele. A própria radiação solar tem estes efeitos dermatológicos, como o saberá qualquer pessoa que já passou por um sério escaldão, mas compostos foto-sensitizadores (assim chamados por provocarem reacções nefastas na pele sob exposição solar) aceleram e pioram estes efeitos.

1920px-Psoralen.svg

As surpresas não acabam aqui no que toca à lima e, mais precisamente, ao psolareno. Apesar das suas características foto-sensitizadoras, o psolareno costumava ser usado em cremes bronzeadores (não os protectores solares, mas aqueles usados para escurecer a pele e acelerar o bronzear). O escurecer da pele é uma resposta do corpo aos danos provocados pela exposição à radiação solar: quando o Sol danifica muito ADN, o nosso corpo manda produzir mais melanina, para tentar evitar mais danos. Ora, se aplicamos uma molécula foto-sensitizadora à pele, o dano ocorre mais depressa – e por consequência o bronzeado também é mais rápido. Se estão horrorisados com esta revelação de que andámos anos a induzir danos ao nosso ADN por um bronzeado bonito, têm razão para isso… mas o uso de psolarenos em cosméticos está agora banido na União Europeia. No entanto, a combinação de psolareno e radiação UVA ainda é usada, de forma controlada e ultimamente benéfica, para o tratamento de várias condições dermatológicas, incluindo psoríase e micose fungóide

Assim sendo, este Verão lembrem-se: não se lambuzem em sumo de limão ou lima quando estiverem ao Sol! E, como sempre, usem protector solar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s